Os arquitetos holandeses Leijh, Kappelhof, Seckel, van den Dobbelsteen Architects (Conheça sobre eles aqui) tiveram a ideia de transformar uma antiga igreja abandonada na cidade de Haarlo em um surpreendente loft com agradável espaço de moradia.
O ponto de partida para o projeto foi a manutenção e restauração de tudo o que estava em boa qualidade neste prédio de 1928, a fachada, a torre com o relógio, o volume, as antigas portas de painel, o telhado de madeira e as janelas com vitrais.
Este projeto demonstra que a transformação de uma igreja com recursos limitados é possível quando se utiliza desenhos inteligentes e um plano eficiente. O conceito era: tira, isola ou mantém.
O projeto teve de se atentar ao cuidado de não preencher o espaço de 1100 m3 com o maior número de quartos possível, mas para minimizar as exigências, a fim de manter e utilizar o grande espaço do edifício.
As únicas adições contemporâneas foram o mezanino na sala de relaxamento , o multifuncional “Stairway para se divertir”, escadas, divisor de quarto e closet.
Os materiais utilizados são puros, sóbrios e funcionais. Concreto no chão, as tábuas de madeira originais externas da igreja como revestimento para o “Stairways para se divertir”, elementos de cozinha em aço inoxidável, uma divisória de vidro duro para manter a abertura, estuque branco (para facilitar a luz natural no espaço interior) e estratégicos sofás vermelhos.
Este projeto demonstra paixão, humor, respeito e criatividade.
O espaçoso jardim possui inúmeras variedades de plantas e plantadores a base de tijolos. Há um jardim de ervas, uma horta, jardim de flores e um pequeno pomar que faz um aceno contemporâneo aos velhos jardins de mosteiros.
O galpão feito em um contêiner está integrado a uma agradável varanda de madeira e está equipado com um telhado verde. Um moderno jardim foi então criado mantendo intacta a vista lateral da antiga igreja.
Fonte: contemporist.com Traduzido e adapatado por: Gregório Anaconi
Sou simplesmente fã dos holandeses. Outro projeto maravilhoso deles foram o aproveitamento de uma catedral, em que transformaram em uma biblioteca de vários pavimentos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir